sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Governador anuncia compra de 1,2 milhão de doses da vacina Sputnik para Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mayke Toscano - atualizada 17:12h)

O governador Mauro Mendes acaba de anunciar que o Estado está comprando 1 milhão, 201 mil e 500 doses da vacina Sputnik para imunizar mato-grossenses contra a Covid. “Hoje assinamos contrato com empresa e fundo soberano russo para a compra. Existe a previsão de entrega para abril (primeira remessa) e junho (o lote complementar)”. “O Custo é de 9,95 Dólares por dose, representando 11,9 milhões de Dólares (cerca de R$ 67,3 milhões). O Estado vai pagar por estas vacinas. É isso que comunicamos com muita alegria porque muitos esforços foram dedicados por mim e os secretários (Saúde, Casa Civil e demais) para a busca de vacinas para acelerar a vacinação aqui em Mato Grosso”. A vacina produzida na Rússia tem eficácia comprovada de 91,6%, destaca o governo.

O governador também explicou a definição pela vacina russa. “Falamos com empresas nos Estados Unidos, Índia e demais. A grande maioria se negou a fazer relacionamento comercial com os governos estaduais e sim com o governo federal”. “Iniciamos tratativas com o consórcio de Estados para compra de vacinas russas (Sputnik) e houve acordo hoje”, anunciou Mauro.

O governador disse que ainda não é possível definir qual faixa etária será vacinada quando a Sputnik chegar. “Isso vai depender muito do momento que vai chegar. Hoje eu falei com interlocutor e ele me disse que estão programando que vai sair dia 20 de abril da Rússia”. “Acredito que quando chegarem (doses) vamos estar vacinando na faixa etária a partir dos 60 anos (hoje é dos 70 anos acima)”, declarou Mauro, ao responder pergunta de Só Notícias.

“Além das grandes vidas que perdemos, a pandemia tem nos tirado a capacidade e uma das grandes virtudes que é a convivência e o relacionamento entre as pessoas e amigos. Nesse momento é muito importante que devemos continuar colaborando e que a vacinação é a melhor forma de atuar contra a doença”.

Ele declarou que, se o ministério da Saúde, não tiver interesse em pagar a vacina para incorporá-la ao Plano Nacional de Imunização (PNI), o governo de Mato Grosso bancará com todos as despesas (R$ 63 milhões) e usará para vacinação exclusiva da população mato-grossense, em complemento às vacinas compradas e repassadas pelo governo federal.

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que, nos próximos dias devem chegar mais 113,2 mil doses de vacina (104 mil CoronaVac) e que o ministério da Saúde autorizou destinar 6% das doses para imunizar policiais e demais integrantes das forças de segurança que também estão na linha de frente de combate a pandemia, com fiscalizações das medidas restritivas, aplicando multas e punindo quem desrespeita.

Ainda no anúncio da compra direta de vacinas para Mato Grosso, o governador reiterou a necessidade das prefeituras adicionarem no sistema do ministério da Saúde a quantidade de pessoas que está sendo vacinada porque, no momento, o Estado figura entre os últimos no ranking nacional devido a falta de atualização de informações por parte dos municípios que são os responsáveis por aplicar as doses e informar o governo.

Ontem, Mauro anunciou medida dando fôlego para 180 mil micro e pequenas empresas com prorrogação de prazo para pagamento do ICMs.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...
PUBLICIDADE