Candidato à reeleição, o governador Silval Barbosa (PMDB) tem a preferência de 31% do eleitorado contra 23% atribuídos ao ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), na primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados sobre as intenções de voto para o pleito de outubro. O peemedebista impõe 8 pontos percentuais de vantagem sobre o tucano. Distanciado de Wilson e em 3º lugar, repetindo os mesmos 8 pontos de diferença entre os 2 primeiros colocados, está o empresário Mauro Mendes (PSB), com 15%.
Marcos Magno (PSOL) é o último com apenas 1% das indicações dos entrevistados nesta sondagem de voto estimulado, onde ao eleitor é apresentada uma lista com os nomes de todos os candidatos. Brancos e nulos somam 7% e o número de indecisos vai a 23%, percentual considerado bastante alto, mas que deve se alterar com o início hoje do horário de propaganda gratuita no rádio e televisão, no dia destinado àqueles que concorrem ao governo.
Sob o registro número 28573/2010 feito no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e para divulgação exclusiva do jornal A Gazeta e demais empresas do Grupo Gazeta de Comunicação, a pesquisa foi realizada nos dias 14, 15 e 16 deste mês em 41 municípios, representativos de 6 regiões. Através da técnica Survey para aplicação de questionários, mil pessoas foram ouvidas dentro de uma margem de erro definida em 3% para mais ou a menos.
Espontânea
Neste cenário, onde os entrevistados dizem em que votarão sem que tenham acesso à relação de candidatos, o favoritismo de Silval Barbosa se repete. Ele obteve 15% dos votos, seguido por Wilson Santos com 10% e Mauro Mendes com 8%.
A pesquisa repete a mesma ordem de preferência da amostra estimulada e também o índice de brancos e nulos, que reúnem 7% dos eleitores. Indecisos atingem 60%, mais que o dobro do voto estimulado. Na espontânea, o candidato Marcos Magno nem chega a pontuar, demonstrando que o nome dele e suas propostas políticas não são conhecidas da população.
Rejeição
Wilson Santos surge com 19%, empatado com Marcos Magno. Mauro Mendes, hoje no PSB, tem 9% de rejeição. Silval tem 7% das indicações dos mil entrevistados. Neste quesito, brancos e nulos pulam a 9%, enquanto aqueles que não responderam somam 37%.
Segundo turno
O Gazeta Dados também fez a simulação para um possível segundo turno. Tendo como adversário Wilson Santos, Silval Barbosa venceria a eleição com 39% da votação, deixando para o tucano 25%, 14 pontos percentuais de diferença. Neste confronto, 8% não votariam ou votariam em branco e 28% se mostram indecisos.
Com Mauro Mendes, Silval amplia a frente chegando a 16 pontos percentuais. Ele ganharia a eleição com 37% contra 21% do candidato do PSB. Brancos e nulos seriam 8% e não sabem, não responderam alcançariam 34%.
Numa eleição envolvendo Wilson Santos e Mauro Mendes, o tucano levaria vantagem e sairia vencedor nas urnas com 31% das intenções de voto, enquanto o socialista ficaria com 25%. Nesta simulação o percentual de indecisos sobe para 35% e brancos e nulos, 9%.