A presidente Dilma Rousseff e o ministro dos Transportes, César Borges, vão participar, nesta quinta-feira (19), às 11h, da inauguração do Terminal Intermodal de Cargas de Rondonópolis, operado pela América Latina Logística. A confirmação é da Secretaria-Geral da Presidência da República. Esta será a primeira visita de Dilma ao Estado como presidente. Ela esteve em Mato Grosso em 2010, durante a campanha eleitoral.
O terminal da Ferronorte em Rondonópolis se somará aos de Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira. De acordo com a ALL, com o seu funcionamento a capacidade de transporte em Mato Grosso salta de 12 milhões de toneladas/ano para 17 milhões, tornando mais rápido o transporte e com redução no custo. Ele também deve abrigar áreas de transbordo e de armazenagem, além de fábricas de óleo e de biodiesel.
Com a inauguração do terminal intermodal, os esforços voltam-se para a duplicação do trecho de 25 quilômetros que liga o município ao terminal de cargas e a extensão dos trilhos até Cuiabá. São pouco mais de 200 km de trilhos até a capital para a conclusão do projeto da Ferronorte, luta iniciada por Vicente Vuolo e demais líderes políticos há mais de uma década.
(Atualizada às 08:13h em 17/09)