O governador Blairo Maggi reúne-se nesta quinta-feira, em Brasília, às 9h30, com os governadores de Roraima, Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Maranhão, e Tocantins, que fazem parte do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, com o intuito de discutir diretrizes das propostas que serão apresentadas entre os dias 7 e 18 de dezembro deste ano, em Copenhagen (Dinamarca), durante a 15ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima.
“Iremos tratar de propostas para o desmatamento e também da redução de emissões de gases de efeito estufa decorrentes do desmatamento e degradação florestal (REDD), que queremos levar para Copenhagen. Levaremos a posição dos governadores da Amazônia e não do Itamaraty com respeito à questão do meio ambiente”, disse o governador.
Na reunião na Dinamarca, será discutido um novo tratado internacional para substituir o Protocolo de Kyoto, que estabelece limites às emissões de gases do efeito estufa e que expira em 2012. Por figurar entre as 10 maiores economias do mundo e ser o quarto maior poluidor do planeta, o Brasil tem papel importante nas discussões sobre as mudanças climáticas. Mas ao contrário da maioria dos países, a principal fonte de emissões brasileiras de gases do efeito estufa é o desmatamento e as mudanças no uso do solo (75% do total). Só na Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já foram desmatados 700 mil quilômetros quadrados.