O presidente José Riva (PP) cobrou, esta tarde, na sessão da Assembleia um posicionamento firme do governador Blairo Maggi quanto ao projeto de Zoneamento Socioeconômico Nacional da Cana-de-Açúcar, vetando o plantio em algumas regiões em Mato Grosso. Riva expôs que Blairo deve ir ao Congresso Nacional para que não sejam tomadas decisões sem ouvir a sociedade e as lideranças locais.
As terras de melhor condição para plantar cana são da região de Tangará da Serra, conforme explicou o parlamentar. A região do Araguaia pode vir a desenvolver essa mesma capacidade. “Só é possivel plantar cana onde há mais de 20 anos, especialmente em áreas de pastagens, as áreas estão degradadas. Não existe isso de derrubar mata para plantar. Cana não nasce assim”, discursou.
Percival Muniz, Alexandre Cesar, José Domingos Fraga, Wagner Ramos e Guilherme Maluf ratificaram o posiciomaneto de Riva, de que regiões do estado estão aptas a terem o plantio desenvolvido – tendo em vista que essas mesmas áreas já estão devastadas há muito tempo e podem ter usinas instaladas gerando emprego e renda.
“A posição do governador é muito clara, sempre em favor do produtor. O Gongresso Nacional analisa uma matéria nesse sentido. Nós não acreditamos que haja qualquer retalização do governo federal a respeito disso”, disse Alexandre Cesar.