domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Assembléia avalia doação de área para Unemat em Sinop

PUBLICIDADE

A Assembléia Legislativa avalia a proposta do Governo em doar uma área para Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) em Sinop. A proposta trata-se de uma permuta onde a prefeitura de Sinop repassa para a universidade o predio do Centro Educacional Lindolfo Treiweiller (onde a Unemat está instalada há mais de 10 anos) e em troca que o Estado construa uma escola municipal para abrigar as crianças que estudam, pela manhã e à tarde no centro. A permuta tramita na Assembléia em regime de urgência urgentíssima e pode ser aprovada nos próximos dias, durante sessão plenária.

De acordo com o projeto, os encargos serão por conta da Prefeitura de Sinop, numa parceria firmada com a UNEMAT, já aprovada pela câmara. “Esse imóvel vai atender a comunidade acadêmica, assim como toda a sociedade da região norte do Estado de Mato Grosso”, avaliou o líder do governo, na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS).

A iniciativa da doação partiu do prefeito Nilson Leitão, há cerca de dois anos e ainda não foi efetivada porque depende do Estado fazer a escola.
O centro educacional que a prefeitura vai doar, que tem 35.000 m², será usado para o funcionamento do Campus UNEMAT, em Sinop. A área descrita foi avaliada em R$ 5.750.340,00.
O acesso à educação superior gratuita é um problema que afeta todo território nacional. De acordo com o INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, somente 12% dos jovens, entre 18 e 24 anos, estão matriculados no ensino superior e de cada 10 universitários, quatro não terminam os estudos no tempo previsto. Na justificativa do governo, a UNEMAT é uma instituição pública de ensino, voltada ao atendimento das necessidades da população.

A ampliação do campus da Unemat irá beneficiar os municípios de toda a região Norte, além de contribuir com a qualidade no mercado de trabalho local e ainda possibilitar aos jovens e adultos trabalhadores do município e região a graduação sem que precisem migrar para os grandes centros em busca de formação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...
PUBLICIDADE