quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Detran de Mato Grosso emite licença internacional para dirigir

PUBLICIDADE

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da Diretoria de Habilitação, está expedindo Permissão Internacional para Dirigir (PID) desde a segunda quinzena de junho. A PID é um documento parecido a um passaporte e é baseado na Convenção de Viena, sendo escrito em vários idiomas.

Os condutores brasileiros que forem para alguns dos países membros do Tratado de Trânsito da Convenção de Viena e que tiverem interesse em dirigir em território estrangeiro podem procurar o Detran, pagar uma taxa e requerer a Permissão.

A PID não substitui a carteira de Habilitação no território nacional e quando da suspensão/cassação, a apreensão acontece conjuntamente. A validade da Permissão Internacional para Dirigir é a mesma da Carteira Nacional de Habilitação.

De acordo com o coordenador de RENACH (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação) do Detran, Micael Etiene de Souza a emissão da PID evitará que muitos condutores tenham que se deslocar para outros Estados brasileiros para conseguir a Permissão.

“Muitos condutores têm interesse em dirigir no exterior, nos países membros do Tratado de Trânsito da Convenção de Viena, no entanto tinham que se deslocar para outros lugares como Brasília, Rio de Janeiro; hoje o Detran/MT já emiti e isso é um avanço”, analisou o coordenador.

A Permissão Internacional para Dirigir é valida em aproximadamente 100 países. Além do Brasil, Estados Unidos, França, Itália, México, Paraguai, Peru, entre outros são membros do Tratado de Trânsito.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...

Ciclista atropelado por carro é socorrido em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel (marca...

Carro derruba árvore no centro de Sinop

O acidente foi, ontem à noite, por volta das...
PUBLICIDADE