Foi aprovado, em primeira votação, o projeto de lei que cria o Programa Estadual de Incentivo à Recuperação de Empresas, o Pró-Cooperação, de autoria do deputado estadual Nataniel de Jesus (PMDB).
O objetivo do programa é incentivar a gestão de trabalhadores em todos os níveis da atividade econômica como forma de evitar a desativação de empreendimentos por crises financeiras, em território mato-grossense.
O estado passa a atuar no ´salvamento´ das empresas fornecendo apoio logístico aos profissionais nas devidas requalificações para adequá-los as funções específicas de gerenciamento e ainda, fornecerá apoio técnico para criação de cooperativas de funcionários.
“Os trabalhadores vão assumir as empresas em dificuldades e conseguirão com isso evitar suas próprias demissões. Além de combater o desemprego, previnirá o estado de passar pelo desaquecimento econômico e ainda, evitará a queda na arrecadação tributária”, explicou Nataniel.
De acordo com levantamentos, funcionam no País pelo menos 60 empresas no sistema de autogestão, majoritariamente na indústria de transformação. Espera-se que para os próximos dois anos este número chegue a 100, se levados em consideração os projetos que existem nesse sentido.
Isso representa a abertura de 50 mil empregos diretos em todo território nacional. Mato Grosso, de acordo com o parlamentar, tem subsidiado o setor agrícola, de modo que as divisas geradas não alcançam a classe mais baixa da população.
“Sendo assim, este programa atende aos anseios da população. Uma população que tem presenciado o crescimento do estado, mas que muitas vezes não vê assegurado seu salário mínimo que utiliza para sustentar a família inteira”, disse o parlamentar.