O volume de vendas do comércio apurado pelo Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio, em todo o território nacional, aumentou 5,9% na semana que antecede o Dia da Mães, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Nas vendas com cheques, houve uma queda de 0,9%,
enquanto as vendas no crediário apresentaram avanço de 44,5%.
As compras registraram um aumento consistente, pois ocorreram sobre uma base de comparação mais forte, dado o bom desempenho do comércio no ano anterior. Para os técnicos da Serasa, o aumento nas vendas na semana que antecede o Dia da Mães decorre da expansão do crédito para as pessoas físicas, uma vez que a massa de salários da economia continua represada pelo aumento do desemprego relativamente maior que o aumento da renda média real. Os resultados das vendas no Dia das Mães, segunda melhor data
para o comércio (só perdendo para o Natal) podem ser um sinalizador das vendas de final de ano.
O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de Dados da Serasa. A Serasa, maior empresa do Brasil em pesquisas, informações e análises econômico financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios e referência mundial no segmento, recebe 3 milhões de consultas/dia feitas por todos os segmentos da economia, em todo o território nacional.