Se a arrecadação dos municípios do Norte de Mato Grosso não esteve boa no primeiro quadrimestre, a perspectiva para o segundo não é das melhores. Os administradores estão preocupados com a arrecadação. Em Lucas do Rio Verde, o secretário de Finanças, Jorge Andretta, destacou que o município arrecadou no 1º quadrimestre um montante de R$ 13.617.040,42, que corresponde a 32,5% do previsto no orçamento para 2006. Foram investidos com Educação 25%, em Saúde foram 19% e com pessoal 36%.
“Se permanecer este cenário vamos arrecadar em torno de 97% do orçamento previsto, o que significa um déficit de R$ 1,2 milhão, mas poderá ser ainda maior em virtude de que no segundo semestre as receitas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto Propriedade de Veículos Automotores) são praticamente nulas”, destacou.
O secretário ressaltou ainda que o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) também terá um redutor por conta da devolução do imposto de renda retido na fonte que o governo federal irá devolver aos contribuintes. “Temos que trabalhar ainda com uma possível queda na receita do ICMs (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços), anunciada pela Secretaria de Fazenda, e consequentemente, a cota parte dos municípios”, disse Andretta.