Polícia

Secretaria inicia operação na região Oeste do Estado para reduzir índices de criminalidade

A secretaria de Segurança Pública desencadeou, esta manhã, a operação Integrada Progressão I, na região de Pontes e Lacerda, visando a redução dos índices criminais de homicídio, roubo e tráfico de drogas, que nos primeiros cinco meses apresentaram aumento nos índices.  Houve 19 assassinatos, crescimento de 90% se comparado ao mesmo período do ano passado.

O delegado regional de Pontes e Lacerda, Clayton Queiroz, disse que cerca de 80% dos crimes de homicídio na região são solucionados, contudo, a maioria deles está vinculado ao garimpo ilegal. “O problema é esse. O garimpo está ativo novamente e isso tem impacto na criminalidade”.

Para o comandante regional da Polícia Militar, tenente-coronel Sandro Barbosa da Silva, a região teve 7 assassinatos este ano apenas na zona rural. “É uma característica. Onde há muitas comunidade rurais, as pessoas se embriagam, perdem a cabeça e atentam contra a vida do outro. Apesar do índice estar em 90%, houve redução, chegamos a ter 250% de casos a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Os sistemas de inteligência das forças de segurança tem funcionado na região e acreditamos que após essa operação vamos efetivamente ter redução de números e se possível, vamos fechar o ano em queda em relação ao ano passado”.

Ele disse ainda que a cidade de Comodoro também teve crescimento nos índices dos assassinatos. “Em relação aos roubos e furtos tem uma situação mais controlada na cidade. Houve redução próxima aos 30% nos roubos”.

Só Notícias