A cidade de Vera representa um marco na ocupação do norte do estado de Mato Grosso, mais que isso, representa o pioneirismo que hoje responde pelo progresso econômico de toda nossa região. Bom, como todos sabem, Vera, assim como muitas outras cidades norte mato-grossenses, encontra-se economicamente debilitada devido ao fato de seu PIB constituir-se de pilares pouco diversificados. A Esperança de dias melhores para essa população responde pelo nome de “Diversificação Econômica” que só seria possível por meio de investimentos pesados em setores ainda pouco explorados em solo Verense.
Pois então, eis que surge a possibilidade da implantação de um grande investimento, um frigorífico dotado da capacidade de gerar cerca de mil empregos inicialmente, a ser implantado por um grupo de investidores do qual faz parte um grande empresário que inclusive já atua no município de Vera. Instala-se um clima de otimismo em toda população, seria essa a tão comentada “redenção” da economia Verense, fato tão importante que saibam senhoras e senhores foi capaz de unir inimigos políticos das últimas eleições municipais da qual participamos! Ora, então derrepente fortes rumores de que o investimento sorrateiramente não mais iria para o município, mas sim para a cidade vizinha de Sorriso, para espanto de todos!
Após muitas negociações para que houvesse o consentimento dos donos de uma certa área localizada no entroncamento da MT-225 com a BR-163, área essa pretendida pelos investidores dado ao fato de ser uma local estratégico para o investimento, para que vendessem ao município o mesmo, rejeitando-se até mesmo a possibilidade de desapropriação da área, tivemos ainda a aprovação da câmara municipal em seção extraordinária por unanimidade projetos relacionados com a aquisição da área, eis que o desânimo abate a todos. Para chegar onde desejo com esse texto resta relatar que o único entrave para a instalação desse enorme investimento estimado em cerca de Vinte e Um Milhões de Reais é um licença exigida pelos donos área chamada de L.I (Licença de Instalação)expedida por um órgão estadual denominado FEMA.
Mas como nem só de boa vontade vivem os homens, fortes boatos de que representantes de Sorriso em nossa Assembléia Legislativa estariam pressionando esse mesmo órgão e sabe Deus qual mais para que tal licença não seja liberada para o município de Vera, atrasando assim as intenções de investimento em solo verense e ao mesmo tempo dando fôlego para que o município de Sorriso pleiteie, dispute e ganhe tal investimento em detrimento de uma população economicamente debilitada e necessitada de investimentos ao contrário da economicamente “feliz” população sorrisense.
Cabe a mim questionar aos que lêem esse desabafo se tais parlamentares representam enfim o Estado de Mato-Grosso como um todo buscando seu fortalecimento econômico por inteiro ou representam apenas uma única cidade!
Evandro Alves é técnico de Informática em Vera