PUBLICIDADE

Estudante de Mato Grosso vai disputar campeonato mundial de karatê no Egito

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A aluna da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Gabriela Holanda, vai estar presente no 23º Campeonato Mundial de Karatê-Dô Tradicional (ITKF) entre os dias 24 e 31 do mês que vem na cidade do Cairo, no Egito. Acadêmica do curso de Educação Física, Gabriela é atleta da categoria de 18 a 20 anos e disputará a competição organizada pela International Traditional Karate Federation (ITKF Global). Ela foi campeã do 37º Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional, realizado no mês passado.

“Vai ter um período de treinamento anteriormente, que vai ser lá em Curitiba e eu vou passar uma semana no treinamento do Karatê-Dô Tradicional. Durante esse ano, a gente teve alguns campeonatos estaduais, mas os mais importantes assim são o brasileiro, que foi agora em agosto, e o mundial agora em outubro”, conta a estudante sobre a trajetória como atleta que compete desde os 8 anos de idade. Com 19 anos, a estudante segue para a competição fora do Brasil com a delegação nacional que competiu também no campeonato brasileiro.

No Campeonato Brasileiro, Mato Grosso foi campeão geral com 691 pontos conquistados por diferentes equipes. Na oportunidade, os atletas disputaram diferentes provas como Kata, Kumite e Fukugo, baseadas respectivamente em forma técnica individual, combate e modalidade combinada. São avaliados postura, equilíbrio, execução para desenvolver a harmonia entre corpo e mente.

Sobre conciliar competições com a universidade, a estudante conta que é desafiador, mas que é possível estabelecer mecanismos para organizar os estudos com as competições. “Acho que a visibilidade, a valorização do esporte, é algo muito necessário, ainda mais no curso que eu frequento. A gente dá um jeito conversando com todo mundo para buscar um caminho e poder dar um jeito”, disse a estudante do quarto período do curso de Educação Física.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE