A BR-163 foi desbloqueada há cerca de meia hora em Sinop depois do tráfego ser interrompido por mais de 8 horas por integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto dos Gaúchos e de outros municípios que está pressionando o Incra para acelerar o processo desapropriação e regularização da Fazenda mandaguari para famílias cadastratdas no programa de reforma agrária serem assentadas.
Há 71 dias que eles estão acampados, às margens da rodovia, na altura do trevo do Camping Clube (25 km de Sinop) e, em pelo menos 25 dias alternados, acabaram fazendo a interrupção no tráfego causando prejuízos para empresas, profissionais liberais e de milhares de pessoas que estiveram que ficar esperando, em longas filas, a liberação do tráfego. A ação tem revoltado principalmente caminhoneiros que viajam muito e dependem do frete para sobreviver.
Neste final de semana, não estão previstos bloqueios na BR-163. Um líder do sindicato deve ter um encontro com o Incra, na segunda-feira, para tratar das definições da liberação da Fazenda Mandaguari para ser ocupada.