sexta-feira, 17/maio/2024
PUBLICIDADE

Secretaria começa pesquisa para orientar melhor jovens que iniciam ensino médio em MT

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo)

A secretaria estadual de Educação iniciou a pesquisa Escuta da Educação Profissional e Técnica (APT) com estudantes, professores e gestores escolares das unidades que ofertam o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na rede estadual levantar informações sobre percepções e expectativas e obter dados para fundamentar estratégias de melhorias.  As respostas deverão ser enviadas até 3 de junho.

Foram disponibilizados links com formulários distintos, cada um destinado a um grupo de participantes. A escuta dos estudantes é direcionada a todos os alunos que ingressarão no Ensino Médio nos próximos dois anos. O levantamento com os professores é voltado aos docentes que atuam no 1° e 2° anos do ensino médio, tanto na Formação Geral Básica quanto nos Itinerários Formativos. Já a pesquisa com os gestores escolares é voltada a todos os diretores, Especialistas em Educação Básica e coordenadores do NEM. 

A secretaria pretende mapear seus conhecimentos sobre o Novo Ensino Médio e o interesse da comunidade estudantil pelos cursos técnicos. Com os dados, as escolas poderão orientar melhor os jovens que ingressarão no Ensino Médio. A pesquisa busca potencializar a qualidade da oferta na Educação Profissional e Técnica. “Os cursos técnicos profissionalizantes têm a finalidade de preparar o jovem para o exercício de profissões, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade”, define o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

As escolas foram orientadas para selecionarem horário específico durante o período de aulas para que os estudantes respondam o formulário, disponibilizar Chromebooks para que eles possam ter acesso à internet, seu e-mail institucional e o link de acesso para preenchimento do formulário que será repassado pela Coordenação Pedagógica, além de informar a possibilidade do uso do celular, via WhatsApp, como possibilidade de recurso tecnológico na condução de preenchimento do formulário.

Entre os cursos técnicos estão Mecatrônica, Design de Websites, Gamificação e Jogos, Edificações, Administração e mais de 30 outros cursos disponíveis em parceiras.

O currículo do Novo Ensino Médio é organizado por áreas do conhecimento e não por matérias. São até 1.800 horas de carga horária dedicadas às habilidades e competências relacionadas às 4 áreas do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e, no mínimo, 1.200 horas flexíveis e reservadas para a Formação Técnica e Profissional (EPT), informa a assessoria da Seduc.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Professores da UFMT entram em greve por tempo indeterminado

Em assembleia geral da Adufmat-Ssind, realizada hoje, os docentes...

Programa Mais Júri faz mais de 100 julgamentos de crimes contra a vida; 58 condenações

O Programa Mais Júri completou nesta semana a centésima...

Dupla é condenada por latrocínio de caseiro no Nortão

A Justiça condenou a dupla envolvida no latrocínio do...
PUBLICIDADE