sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Ibama não tem estrutura para fiscalização de queimadas em Sinop

PUBLICIDADE

O comandante do Corpo de Bombeiros em Sinop, major Átila Wanderley da Silva, relatou ao Só Notícias que a corporação está preocupada com a quantidade de incêndios florestais e em terrenos urbanos que estão ocorrendo nos últimos dias na cidade. Só na última quarta-feira foram 10. “Se os órgãos ambientais responsáveis como a Sema, o Ibama não tomarem providências dentro da sua responsabilidade nós não vamos dar conta”, relatou o major.

Segundo informações do Ibama, não há em Sinop uma equipe própria para a fiscalização das queimadas na região, “Se a equipe estiver em uma operação e flagrar alguma queimada, irá fazer a autuação do responsável”, disse ao Só Notícias, a engenheira florestal Patrícia Gomes Salomão. Ela complementa que o órgão está fazendo o monitoramento dos focos de queimada e recebendo denúncias, através das quais fazem apuração dos dados e autuam os responsáveis. Mas que em Sinop não existe uma equipe de brigadistas, como em algumas regiões, para atuar diretamente nas queimadas, e que o trabalho é feito somente pelos bombeiros. “Não temos nem pessoal especializado e nem material para esse tipo de tarefa”, ressaltou.

O período de proibição de queimadas iniciou no último dia 15 e vai até o dia 15 de setembro, em que todos os tipos de queimadas são proibidas. As pessoas que efetuarem queimas são multadas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE