quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Oficina discute uso múltiplo do Cerrado Mato-grossense

PUBLICIDADE

Conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação das áreas de Cerrado do Estado em seus diferentes aspectos cultural e biológico. Esse tem sido o foco das discussões dos cerca de 80 participantes da oficina que trata da política ambiental para este bioma, como parte da programação do 1o Fórum Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que começou na quarta-feira (03.08) e termina nesta sexta-feira, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Participam da oficina temática especialistas, estudantes, agricultores, ambientalistas, representantes do Governo Estadual e Prefeituras. Nesta sexta pela manhã, serão fechadas as diretrizes da política, que serão apresentadas à tarde, na plenária do fórum, para o fechamento das propostas. “O Cerrado é tão rico quanto outras formas de biomas, podendo ter diversas formas de utilização”, afirmou o coordenador da oficina, doutor em Biologia, Germano Guarim Neto.

O especialista aponta a necessidade de investimentos em pesquisas e políticas para diversas formas de utilização do Cerrado, aproveitando, por exemplo, as plantas medicinais e os frutos comestíveis.

Dentro das diversas formas de produção econômica, o coordenador da oficina apontou que, em diversas partes do Brasil, já existem experiências de utilização do Cerrado, como no aproveitamento de frutos comestíveis para produção de licores. “Acredito que um dos grupos deve levantar a necessidade de priorizar financiamentos de pesquisas para as formas de conservação e desenvolvimento”, apontou.

Para o especialista, a oportunidade de o assunto ser discutido por um grupo tão diversificado é muito importante para apontar caminhos para a implementação de políticas públicas focadas no desenvolvimento e conservação do Cerrado Mato-grossense.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito de Nova Mutum inspeciona cascalhamento de 10 km na Estrada Arinos

O prefeito Leandro Félix inspecionou, hoje, o trabalho de...

Nova Mutum adere a plataforma virtual para agilizar atendimentos na assistência social

A prefeitura contratou empresa especializada para o fornecimento de...

Bolsonaro tem grande recepção em Sinop, critica Lula e visita a Norte Show

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) desembarcou, no...
PUBLICIDADE