Geral

Exército e IBAMA descobrem área de desmatamento ilegal no Nortão, apreendem tratores e madeira

A ação dos militares do Exército Brasileiro e dos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) descobriram uma área de desmatamento ilegal, numa região localizada entre os municípios de Marcelândia e Cláudia (215 e 90 quilômetros de Sinop, respectivamente). A apreensão ocorreu entre terça-feira até ontem à tarde.

De acordo com a assessoria do Exército, foram apreendidos uma motocicleta, três tratores de grande porte, uma pá carregadeira, um caminhão, 200 litros de combustível e mais de 600 metros cúbicos de madeira em toras das espécies garapeira, angelim pedra, cumarú, cambará, dentre outras.

As ações estão sendo feitas por aproximadamente 90 militares, que montaram a Base de Operações, no Tiro de Guerra de Sinop, localizado na avenida dos Jequitibás, no bairro Setor Industrial Norte. O ponto é estratégico com capacidade de atuação em 164 quilômetros na região.

As apreensões fazem parte da operação “Verde Brasil 2”, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. Ontem, o Exército com apoio da Polícia Rodoviária Federal e agentes do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) apreenderam em Comodoro (638 quilômetros de Cuiabá) cerca de 1.011 metros cúbicos de madeira ilegal e 30 caminhões, com valor estimado de R$ 10,5 milhões.

 

Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria)