O prefeito de Tapurah (246 quilômetros de Sinop), Iraldo Ebertz determinou através de decreto, esta tarde, que todos os estabelecimentos comerciais e empresariais deverão elaborar um plano de ação com medidas de prevenção e combate ao novo Coronavírus. O modelo do plano de ação ainda disponibilizado e deverá ser protocolado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Tapurah (ACET).
De acordo com informações da assessoria, o plano de ação deverá ser de observância obrigatória por parte dos estabelecimentos comerciais e empresarias. Ficará a cargo da fiscalização municipal, em conjunto com as polícias civil e militar, verificar o fiel cumprimento do plano de ação confeccionado pelos estabelecimentos comerciais e empresariais.
Conforme deliberação do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, as restrições de funcionamento do decreto Estadual, não se aplicarão aos estabelecimentos comerciais e empresariais do município de Tapurah. As demais disposições referentes as medidas de prevenção e combate deverão ser observadas.
Havendo casos confirmados de coronavírus, o município regulamentará novas medidas propostas pelo Comitê de enfrentamento por meio de decreto do executivo. Salvo as atividades consideradas essenciais, que tem seu funcionamento assegurado por força do Decreto Federal, as demais atividades não essenciais deverão ter os seus planos aprovados pelo Comitê para que possam funcionar.
Permanecem suspensas por tempo indeterminado toda e qualquer forma de reunião ou outras situações que aglomerem pessoas. As reuniões em vias públicas e praças não excederão a 5 pessoas. Em residências ou outro tipo de propriedade privada, as reuniões não poderão ser superiores a 10 pessoas. Os cultos religiosos e missas poderão ser realizados desde que observados as normas sanitárias. Continuam sem poder funcionar os estabelecimentos no ramo de danceterias, casa de shows e boates no município de Tapurah por tempo indeterminado.
O descumprimento das regras contidas neste decreto ensejará aplicação de penalidades administrativas cabíveis, inclusive interdição compulsória pelos órgãos de fiscalização tributária, sanitária e posturas. Permanece autorizado o funcionamento por 24 horas diárias, em qualquer dia da semana, de mercados, supermercados, postos de combustíveis e de distribuidores de água, bebidas e gás, respeitada as legislações federais pertinentes.
Conforme Só Notícias já informou, o setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde confirmou que está fazendo o monitoramento de 10 pessoas que apresentaram sintomas suspeitos do novo Coronavírus, em Tapurah.