domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Artistas transformam viadutos de Sinop em museus com imagens da Amazônia, Cerrado e Pantanal

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Ademir Specht/assessoria)

Os viadutos da avenida Júlio Campos, na região central, e do São Cristóvão, que são os dois principais acessos com segurança da BR-163 então ganhado um mix de cores, traços e desenhos que evidenciam a riqueza dos ecossistemas, a fauna e a flora da Amazônia,  com Cerrado e o Pantanal mato-grossense. O cenário de concreto cede espaço a um mundo de interpretações pelas mãos de artistas do graffiti selecionados para o 1º Matografaff, Encontro Internacional de Graffiti no Estado de Mato Grosso, realizado pela Central Única das Favelas (Cufa) em Sinop, e cuja missão é pintar a diversidade dos biomas e promover a reflexão acerca desses.

A primeira etapa do trabalho foi realizada em concomitância com o Celebra Sinop, entre 11 e 15 deste mês, quando quatro artistas deram início às intervenções na paisagem urbana. Já a segunda fase está programada para os dias 26 a 29, contando com outros 15 artistas. A programação será das 8h às 18h30 e terá, ainda, coleta e doação de roupas e atividades culturais no viaduto do São Cristóvão. No grupo de artistas que dão vida às paisagens, usando como telas os dois viadutos, estão representantes de Estados como Mato Grosso, Amazonas, Paraná, São Paulo, além de países da América Latina, também esperados para a próxima agenda de pintura.

O artista plástico e responsável pelo projeto, Thiago Sampaio, disse que a ideia surgiu de um sonho. “Um sonho que está sendo realizado. Inscrevemos o projeto Cores e Valores na Lei de Incentivo à cultura e, logo em seguida, recebemos o convite da Diretoria de Cultura para prolongar o projeto nos viadutos, onde decidimos convidar alguns amigos que conhecemos através do graffiti pelo Brasil e mundo para pintar e refletir sobre a Amazônia e questões ambientais. Iremos transformar os viadutos em verdadeiros museus à céu aberto, levando cultura e diversidade à população de Sinop, trazendo oficinas de qualidade para que ela possa se sentir capaz de mudar o local onde vivem”.

As pinturas também fazem um alerta para questões relacionadas aos biomas. “Trouxemos essa temática, que é o encontro da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal, para poder influenciar um pouco e discutir a questão ambiental. O mato-grossense se identifica, as crianças conhecem e abre uma discussão a partir do momento em que estamos fazendo o graffiti e estamos pintando. Essa é uma realização filantrópica e sem fins lucrativos. Todos os artistas se propõem a vir com o próprio dinheiro do bolso e é um evento em Sinop. Primeiro encontro do graffiti em Mato Grosso e que está sendo realizado em Sinop”, complementou Sampaio.

A mobilização conta com o apoio da prefeitura de Sinop, por meio de um projeto cultural aprovado e que assegura o incentivo, a partir da aquisição de todos os materiais necessários para as artes. “Essa é uma ação que dá vida a dois dos pontos de entrada ao município de Sinop e por meio da qual os artistas expressam suas interpretações. De igual maneira, é um momento de a população apreciar o trabalho dos artistas que encantam pelo graffiti. É uma convergência de ideias e valores e que também auxilia na difusão da arte e da cultura e que são prerrogativas do plano de governo da prefeita Rosana Martinelli”, afirmou diretor de Cultura, Daniel Coutinho, através da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE