A Universidade do Estado de Mato Grosso decidiu aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de 2013. Agora, a diretoria organiza um cronograma de atividades para desenvolver as mudanças na política de ingresso. A previsão é que em abril do próximo ano os representantes de cada campi apresentem suas propostas para ser formulada a proposta consensual que será encaminhada para votação nos conselhos superiores da instituição, determinando o número de vagas pelo sistema.
Conforme Só Notícias informou, as discussões sobre as mudanças na forma de ingresso aos cursos superiores foram discutidas ontem e na terça-feira, durante Fórum realizado em Cáceres. A princípio, deverão ser ofertadas partes das vagas pelo Sisu, durante um prazo determinado, para que os resultados obtidos sejam avaliados e, desta forma, a universidade decida se permanecerá ou não no sistema. Em todo o caso, o vestibular deve continuar a ocorrer.
O Sisu leva em consideração os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Ele já é utilizado pela Universidade Federal de Mato Grosso como meio de preenchimento das vagas dos cursos oferecidos pela instituição.