Uma das propostas do plano de trabalho do prefeito eleito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), para a Educação é a implantação do ensino em tempo integral nas escolas municipais. Um projeto piloto de contraturno escolar será realizado a partir de 2013 na escola Érico Veríssimo e cerca de 270 crianças, do 2º ao 5º ano, devem participar das atividades.
De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, os alunos cumprirão o calendário escolar com as disciplinas normais na parte da manhã e a tarde terão aulas e oficinas culturais, esportivas, e monitoria. "O contraturno não será opcional. Os pais que não quiserem ou não puderem deixar seus filhos na escola de manhã e a tarde terão que informar na hora de fazer a rematrícula. Aquelas crianças que ficarem só com as disciplinas normais devem ser transferidas de escola, abrindo assim vaga para os interessados no contraturno", explicou Elaine.
Carlos Antunes, que assume a administração da secretaria de Educação no ano que vem, explica que para o desenvolvimento deste projeto, a escola Érico Veríssimo não deverá sofrer grandes alterações. "Estamos estudando a possibilidade de criar um novo espaço coberto para realização das atividades, no entanto, o espaço físico atual da escola é suficiente para começar o projeto", comentou.
O vice-prefeito eleito, Miguel Vaz, salientou que, assim como em outras áreas, o trabalho já começou mesmo antes de assumirem a Prefeitura de Lucas do Rio Verde.
As rematrículas da rede municipal de ensino começam na próxima segunda-feira, dia 10. Para os novos alunos, as matrículas se iniciam em 23 de janeiro de 2013. O ano letivo está previsto para começar no dia 14 de fevereiro.