sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Programa de alfabetização quer aumentar meta este ano em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O Programa Muxirum da Alfabetização, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), quer ampliar em quase 70% o número de matrículas para esta ano. Até agora, foram 2.850 adultos que matriculados, superando as projeções iniciais de 2 mil pessoas – 850 a mais do que o esperado. Para 2020, a meta é ampliar para 4.232 novos alunos.

Com essa meta, a Seduc confirma, através dos números, os esforços para reduzir os índices de analfabetismo no Estado, implementando políticas públicas para a alfabetização de jovens e adaultos.

Os alunos são, na maioria, trabalhadores que residem em locais distantes, principalmente na zona rural onde somente os alfabetizadores do Muxirum conseguem chegar e formar novas turmas.

Entre os alunos que já conseguem ler e escrever está a moradora de Araputanga (a 345 quilômetros a oeste de Cuiabá), Duzinha dos Reis Rosa, de 104 anos, a mais idosa das formandas no curso de alfabetização. Dona Duzinha se matriculou em uma turma do Muxirum, concluiu o curso de alfabetização e conseguiu realizar o seu grande sonho, que era ler a Bíblia.

“O desejo dos milhares de alunos alfabetizados é ler e escrever, ter uma vida digna”, destaca o responsável pelo Muxirum na Seduc, Manoel Satiro.

Para conseguir diminuir o analfabetismo, a Seduc conta com o esforço dos coordenadores e alfabetizadores que atuam nos municípios parceiros, em um trabalho realizado em regime de colaboração com as Prefeituras. Desde 2017, o Muxirum atendeu a 38 municípios.

A fórmula do Muxirum para evitar a evasão e incentivar o aluno adulto a concluir o ciclo de alfabetização, é atuar com uma metodologia apropriada. Os professores se deslocam até onde o aluno reside ou num local próximo onde todos da região possam estudar. Dessa forma, o aluno fica menos propenso a desistir.

Em 2019, o índice de evasão é um dos menores – dos 2.850 adultos matriculados, apenas 90, por diversas razões, não concluíram. O município de Acorizal (a 62 quilômetros ao norte da Capital) teve o maior número de alunos matriculados – 469.

Em 2019, a Seduc pagou religiosamente em dia as sete parcelas aos alfabetizadores, o que motivou o trabalho desses profissionais que se deslocam até 50 quilômetros por dia para chegar até seus alunos.

“Pagamos todos os alfabetizadores, tivemos um terço acima da meta estabelecida. O aprendizado dos nossos alunos foi ótimo. Melhor impossível para o Muxurim”, comemora Satiro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE