As metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) foram superadas por 86,5% dos municípios de Mato Grosso, em 2 anos. O índice mato-grossense ultrapassou a média nacional, que foi de 73,2%. Os dados constam do relatório "Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 – O Direito de Aprender: Potencializar Avanços e Reduzir Desigualdades", divulgado ontem pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O relatório foi baseado na comparação entre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2005 e 2007. Para se ter uma ideia do avanço, em 2005, 11% dos municípios do Estado apresentavam média inferior a 2.7 no Ideb. Dois anos depois, esse índice caiu para 1,4%. Em 2005 nenhum município mato-grossense obteve médias acima de 4.7. Situação que mudou em 2007, quando 14,2% registraram essa média.
Para que o Brasil atinja o nível de qualidade educacional dos países desenvolvidos, o Ideb deve evoluir da média nacional de 3.8, registrada em 2005, para um Ideb igual a 6.0 até 2021. O Ideb reúne em um só indicador 2 conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e desempenho nas avaliações.
O relatório do Unicef conclui que o país obteve importantes avanços nos indicadores de acesso, aprendizagem, permanência e conclusão do ensino básico, mas precisa reduzir desigualdades. Um dos avanços é que 97,6% das crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos, estão matriculados, o que representa cerca de 26 milhões de estudantes. Ao mesmo tempo, o Unicef alerta que esses 2,4% podem parecer pouco, mas representam 680 mil crianças fora da escola. E desse total de crianças fora da escola, 66% (450 mil) são negras.