PUBLICIDADE

Índice de faltosos no Enem em Mato Grosso é de 30%

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aponta que, dos 136,5 mil inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), aproximadamente 30% não compareceram nos dois dias de provas, no Estado. No sábado, faltaram 41,4 mil e, no domingo, 44,7 mil.

Nacionalmente, o índice de abstenção média foi de 27,9%, sendo que os Estados de Roraima, Bahia e Amazonas registraram os maiores índices de faltosos. Os menores números foram encontrados no Piauí, Santa Catarina e Alagoas. Os dados, segundo o Inep, ainda são preliminares. No ano passado, o índice de abstenção média no país foi de 26,4% e, em 2010, de 27,95%.

O Enem deste ano teve pouco mais de 5,7 milhões de inscritos e os gabaritos deverão ser divulgados nesta quarta-feira. O Exame foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio, no entanto, desde 2009 é utilizado como critério de seleção em instituições públicas de ensino superior substituindo os tradicionais vestibulares. A Universidade Federal de Mato Grosso foi a primeira do Estado a utilizar o sistema que, a partir de agora, também passa a ser adotado pela Universidade Estadual para a seleção de turmas do primeiro semestre de 2013.

Conforme Só Notícias informou, a participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras e, também, para regularização da situação estudantil nos casos de pessoas com mais de 18 anos e que não concluíram o referido ensino. Com o resultado, eles podem requesitar a certificação de conclusão ou declaração parcial para aproveitamento de estudos do ensino médio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE