PUBLICIDADE

Escolas de MT serão obrigadas a executarem hino nacional toda semana

PUBLICIDADE

O presidente da República, em exercício, José de Alencar, sancionou a lei aprovada pelo Congresso que torna obrigatória a execução do hino nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental das redes pública e privada no país. A partir de agora, uma vez por semana, as instituições deverão cumprir a medida como forma também de estimular os alunos ao patriotismo. A Lei de número 12.031, de 21 de setembro passa a vigorar a partir da data de sua publicação – hoje.

Em Mato Grosso as escolas tradicionalmente inserem o hino nacional e o cantam neste mês de setembro, quando se comemora a independência do país. Outras já instituíram atos cívicos na plataforma educacional. Para a educadores a medida é positiva. “Das últimas duas décadas parece que o civismo começou a ser desvalorizado. Não por falta da escola. Na época do regime militar isto era obrigatoriedade e se tivesse executando o hino nacional você era obrigado a parar, tirar boné e chapéu. Depois, foi terminando e hoje nem sempre na hora da execução do hino é dado o respeito”, falou o professor José Aparecido Zaniboni.

Na escola estadual Enio Pipinio, onde atua como diretor, Aparecido diz que estudantes já participam de atividades que visem estimular o civismo. Ele defende que não basta, por exemplo, cantar o hino nacional mas também é preciso saber seu real significado. “O aluno já trabalha com o civismo. Isso é uma questão interdisciplinar”, complementou.

A diretora da escola municipal Jardim Paraíso, Helena Maria Simionato, compartilha da ideia. “Temos desde a fundação da escola uma hora da semana como cívica. É importante porque os adolescentes já são desligados das coisas da pátria. Se a escola não incentivar onde é que aprenderão isto?”, reiterou.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE