domingo, 5/maio/2024
PUBLICIDADE

Escola estadual tradicional em Cuiabá terá refeitório, cozinha e banheiros novos

PUBLICIDADE

Fundada há 35 anos, a escola estadual André Avelino está entre as mais tradicionais de Cuiabá e as maiores da região norte da capital, com 1.833 jovens e adultos matriculados no ensino médio esse ano. A unidade receberá R$ 542,4 mil em obras, há muito aguardadas. Assim, o compromisso estabelecido pelo governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto Filho, no início do ano letivo, começa a se concretizar.

O contrato com a empreiteira contempla a construção de cozinha, refeitório, despensas de alimentos e material de limpeza, banheiros e instalações elétricas. Os investimentos foram solicitados diretamente aos gestores pela diretora da unidade escolar, Valéria Almada Arizawa, durante visita à escola.

“O governador esteve aqui no início do ano letivo e pediu que apontássemos as prioridades. Uma delas foram essas construções, que ele se comprometeu em realizar. Para nós é uma felicidade ver que os compromissos são cumpridos e que finalmente essas melhorias vão acontecer”, afirmou a diretora.

A gestora conta que ao longo dos anos a escola passou por várias adaptações para tentar atender a demanda, algumas realizadas de forma que o planejamento não acolhia todas os aspectos envolvidos.  Foi o que aconteceu com o refeitório da unidade. Valéria Arizawa relata que o local é pequeno para os quase dois mil alunos, divididos nos períodos matutino e vespertino.

Para piorar, no intuito de atender a demanda por água gelada, foram instalados bebedouros no local, mas os motores desses aparelhos ficaram do lado de dentro dos refeitórios, formando um “bolsão de ar quente”. Isso torna o ambiente pouco agradável, assim como na cozinha que também é atingida pela alta temperatura.

Outro problema da cozinha são as pias pequenas que interferem até na coleta da água da chuva, que é utilizada na limpeza da unidade escolar. A falta de espaço faz com que os resíduos caiam no reservatório, o que ocasiona um odor desagradável.

Entre as melhorias já realizadas pela Seduc na unidade escolar está o laboratório de informática, que teve as obras concluídas este ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria começa pesquisa para orientar melhor jovens que iniciam ensino médio em MT

A secretaria estadual de Educação iniciou a pesquisa Escuta...

Inscrições seguem abertas para programa de alfabetização MT Muxirum em Sinop

As inscrições para o programa de alfabetização MT Muxirum...

Pais e responsáveis devem atualizar cadastro nas 647 escolas da rede estadual de MT

Pais ou responsáveis de estudantes das 647 escolas estaduais...
PUBLICIDADE