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Encontro discutirá Projeto Político Pedagógico e trabalho do coordenador escolar em MT

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Os 11 municípios que compõem o polo do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Cuiabá participarão de um encontro, cujo tema é “Diversidades em Pauta”. O objetivo é discutir o atendimento das especificidades e modalidades educacionais que envolvem a educação escolar indígena, de jovens e adultos, do campo, especial, ambiental, das Diversidades (educação em direitos humanos, relações étnico-raciais, quilombola, relações de gênero, diversidade sexual e diversidade religiosa).

O evento, que ocorre entre os dias 2 e 6 de maio, em um hotel da capital, destina-se aos coordenadores que atuarão no biênio 2016/2017 e assessores pedagógicos e formadores do Cefapro da capital. De acordo com a previsão, mais de 300 participantes estarão reunidos.

“O objetivo deste encontro é orientar sobre a política das diversidades educacionais, afim de implementar a Política Pedagógica Educacional das especificidades da Educação Básica junto às unidades escolares, com vistas a melhoria da proficiência, a redução dos índices de analfabetismo em Mato Grosso e a Valorização das Diversidades”, explicou a superintende de Diversidades Educacionais, da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Gonçalina Eva de Almeida.

Considerando que a proposta do evento é a reelaboração do Projeto Político Pedagógico e do Plano de trabalho do Coordenador/Coordenadora, a orientação dos organizadores é para que os profissionais envolvidos tragam o PPP de 2015 e a proposta de 2016 caso já a tenham. Ou seja, o Projeto Político da Escola e o Plano de Ação para o biênio 2016/2017.

Para viabilizar a participação dos representantes das unidades escolares do polo de Cuiabá, bem como assegurar a continuidade dos trabalhos pedagógicos, foram definidos alguns critérios. Ou seja, escolas urbanas e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) com até três coordenadores serão representadas por um deles; escolas com quatro coordenadores, participam dois; as unidades que atendem a modalidade EJA deverão dar preferência ao coordenador que atende à demanda.

No caso das escolas do campo com dois coordenadores, ambos participam. Escolas Indígenas participa com um coordenador cada; as unidades quilombolas, com dois coordenadores, sendo um da sede e um que realize a orientação nas salas anexas. Em relação aos assessores pedagógicos serão um representante de cada município. E todos os formadores que integram o Cefapro de Cuiabá.

A expectativa é de que o encontro promova momentos profícuos de aprendizagem e que seja o início ou a retomada dos diálogos em prol da garantia do direito a educação de qualidade. “É muito importante que a escola se organize e envie um representante e que este seja um multiplicador do conhecimento no ambiente de trabalho”, frisou a superintendente.

O polo de Cuiabá integra os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

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