Começaram as aulas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego em Cuiabá. Para este ano, quatro mil vagas já foram pactuadas e outras ainda serão abertas nos próximos meses. Hoje foi realizada a aula inaugural do Pronatec com alunos matriculados através da parceria com o Senai.
O secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, que coordena o Plano Brasil Sem Miséria na Capital, do qual faz parte o Pronatec, lembrou os índices recordistas da cidade, em 2013, quando cinco mil pessoas se formaram nos cursos profissionalizantes oferecidos.
“Cuiabá foi a primeira colocada em todo o Brasil em número de pessoas formadas nos cursos profissionalizantes, além de termos oferecido o maior número de vagas também. Fomos a primeira cidade a lançar um programa de combate à pobreza e à miséria, o Cuiabá Sem Miséria, e nos tornamos exemplo pelo Ministério do Desenvolvimento Social”.
As primeiras quatro mil vagas para Cuiabá este ano foram ocupadas em parceria com o “Sistema S” de ensino, incluindo Senai, Senac, Sest e Senat.
O diretor-regional do Senai em exercício, José Barbosa, participou da aula inaugural e deu as boas vindas aos alunos. “Para nós é um momento de muita importância, como todo início de curso. Temos pessoas que nos procuraram em busca de uma mudança de vida. A melhor ação social que se pode fazer é profissionalizar alguém e dar a chance de que essa pessoa tenha um futuro diferente”.
Ainda há vagas disponíveis para os cursos do Pronatec.