sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Cadastramento durante o Referendo transcorre sem problemas

PUBLICIDADE

O Cadastramento Educacional de Jovens e Adultos transcorreu tranqüilamente em todos os municípios do Estado. A previsão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é de que os recenseadores cadastraram pelo menos 400 mil pessoas (50% do público-alvo da pesquisa). Foram cadastradas pessoas que possuem menos de sete anos de estudo, estejam fora da sala de aula e tenham idade superior a 16 anos.

De acordo com o chefe de Gabinete da Seduc, Jonas Teixeira Motta Júnior, ocorreram alguns incidentes principalmente na Capital e em Várzea Grande, nas escolas com maior número de eleitores. Contudo, todos foram contornados e o cadastramento aconteceu como esperado.

“O cadastramento ocorreu bem em todos os municípios, principalmente naqueles menores. Tivemos alguns problemas nos maiores colégios, como a falta de material, ou de recenseadores. Mas, como tínhamos uma reserva de apoio concentrado na sede da Secretaria, enviamos pessoas para substituir os faltosos, e também o material. O nosso objetivo foi alcançado. Agora vamos esperar os resultados para que possamos levar até estas pessoas a oportunidade de voltarem à sala de aula”, afirmou.

Na Escola Municipal Henrique da Silva Prado (Bairro Lixeira, Cuiabá), os recenseadores não encontraram nenhuma dificuldade. De acordo com a recenseadora Rosinéia B. Campos Soares, o trabalho foi bem aceito por toda a comunidade. “Não encontramos nenhum problema, a população teve uma boa receptividade. Cumprimos o nosso papel”, destacou.

Cadastrada por Rosinéia, a dona de casa, Urbana Soares de Oliveira, louvou a iniciativa da Seduc e admitiu voltar a estudar. Ela, que tem 45 anos e parou na 3ª série do Ensino Fundamental, afirma que largou a sala de aula ainda quando criança porque morava no sítio e não tinha como ir à escola. “Se fosse um horário especial, à noite por exemplo, junto com outros adultos, acho que voltaria a estudar”, disse.

O resultado do cadastramento deverá sair em 45 dias. Os dados servirão de base para que o governo formule e melhore as políticas educacionais para os jovens e adultos. O trabalho envolveu em torno de 7,5 mil pessoas em todo o estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria de MT apresenta plano de educação no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE