Uma bebê de 2 meses e 25 dias morreu esta manhã, após se engasgar com leite materno. O caso foi registrado em uma residência no bairro Jardim Primaveras. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e chegou a encaminhar o bebe ao hospital regional, mas não resistiu.
“No local da ocorrência, foi entregue (vítima) já com cianose, que é aquele roxo. O senhor que entregou a paciente disse que já havia tentado realizar manobra de desobstrução. De início, tentamos o primeiro protocolo para tentar desengasgar, só que logo na primeira avaliação já observamos que a criança não era responsiva e não estava mais em um quadro de engasgo e sim em parada cardiorrespiratória”, explicou o médico Israel Guimarães.
“De imediato, iniciamos compressões torácicas, colocamos a criança dentro da viatura e já iniciamos uma via aérea definitiva para garantir um suporte de oxigênio adequado, nos dirigimos prontalmente ao hospital regional. A equipe foi muito rápida lá, foi solicitado apoio dos médicos clínicos e pediátricos e completaram o protocolo de reação”, acrescentou.
O médico detalhou também que a mãe amamentou a bebê cerca de duas horas antes de encontrá-la já engasgada. “As informações colhidas após finalizar os atendimentos, que por volta das 4 horas da manhã, a criança estava em amamentação, foi o último momento em que a mãe viu que a criança estava em parâmetro de normalidade. Quando ela acordou, foi perceber, quando fizeram o acionamento do Samu a criança já não se encontrava responsiva”, concluiu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.