Começam ainda este mês as aulas para os 10 mil alunos inscritos no maior cursinho gratuito do país. O MT Pré- Vestibular acontece em 25 municípios de Mato Grosso, incluindo Cuiabá e Várzea Grande, e pretende, segundo o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Chico Daltro, ser o meio de acesso do jovem carente à universidade.
Tudo no curso, conforme o secretário, é gratuito. Nem a taxa de inscrição foi cobrada, assim como não terá qualquer custo para o estudante o material didático, num total de 4 apostilas, que ele receberá à medida que as aulas forem evoluindo.
Aulas expositivas e dialogadas dentro de um campus virtual, ministradas por profissionais de alto nível, com plantões diários para esclarecimentos de dúvidas são alguns dos atrativos do MT Pré-Vestibular. O programa será executado pela Secitec, com apoio operacional de uma empresa especializada em educação à distância.
O alto número de inscritos, 38 mil no total, obrigou a secretaria a fazer uma seleção dos candidatos. Por se tratar da primeira turma, a demanda era grande, mas o secretário acredita que, com o tempo, todos os interessados poderão ser atendidos.
"Os conteúdos serão elaborados por especialistas em pré-vestibular, dentro de uma perspectiva atual de abordagem de conhecimento e de uma metodologia que facilite o aprendizado. Os conteúdos e exercícios seguirão critérios exigidos nos vestibulares da UFMT e Unemat".