sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Audiência debate avaliação do ensino superior em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Conselho Estadual de Educação (CEE) realizou hoje, em Cuiabá, audiência pública para debater a questão da avaliação da educação superior no sistema estadual de ensino. O evento, coordenado pela Câmara de Educação Profissional e de Ensino Superior do CEE, teve como objetivo a elaboração de um termo de cooperação técnica entre o CEE e a Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior, do Ministério da Educação (CONAES/MEC).

A audiência reuniu cerca de 80 pessoas, entre participantes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Fundação Municipal de Educação Superior de Nova Mutum e universidades privadas. O encontro contou ainda com a presença das secretárias de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, de Ciência e Tecnologia em exercício, Ilma Crisosti Barbosa, e da presidente do CEE, Alaídes Alves Mendieta.

Conforme explica a presidente do CEE, esta questão já vem sendo discutida há mais de um ano pela entidade e todos os segmentos envolvidos. Esta é a segunda audiência promovida pelo CEE. A primeira aconteceu simultaneamente no dia 23 de agosto em dois municípios: Cáceres e Lucas do Rio Verde. Depois da elaboração do termo, o CEE irá assinar com o MEC, provavelmente no encontro Regional dos Conselhos Estaduais de Educação da Região Centro-Oeste, que acontecerá em Cuiabá no próximo dia 23 de setembro.

“Esta ação, assim como outras que temos desenvolvido, visam à descentralização do trabalho do CEE e busca a parceria com as Secretarias, universidades e órgãos educacionais. A partir do que estamos discutindo nas duas audiências, de forma democrática, vamos construir um modelo de avaliação que permita a autonomia do CEE e das universidades, já que esta é uma competência do Estado”, afirmou Alaídes.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, definir o método de avaliação do ensino superior é uma ação que terá reflexos na educação básica. Isso porque a maioria dos profissionais da educação estadual é formada por universidades locais. “Precisamos criar um elo para melhorar a qualidade da educação básica em nosso Estado e em nosso país. E o modelo de avaliação tem função preponderante para formar bons profissionais que, consequentemente, irão desempenhar melhor suas funções como formadores de nossas crianças”, observa.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Ilma Crisosti Barbosa, destaca que o termo de cooperação com o MEC é importante porque através dele será definido o processo de avaliação da educação superior em Mato Grosso, substituindo o atual Provão. “O novo método irá avaliar, além dos alunos, as instituições de ensino, os cursos oferecidos e os professores”, salienta. Também na ocasião foi discutida a legislação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE