Um grupo de alunos do ProJovem Urbano de Sorriso foi selecionado para representar Mato Grosso na Primeira Mostra de Produção do programa em Brasília, nos dias 13 e 14 de abril. Os jovens Cristiane Ferreira dos Santos, 25 anos, e Deverson Vandré Pavinatto, 29, ambos deficientes auditivos, e mais quatro colegas, vão apresentar uma música chamada “Vez da voz do coração”, na Linguagem Brasileira de Sinais – Libras.
Na avaliação da coordenadora pedagógica do programa, Rosana Patrício, a escolha do projeto “Música para todos” pela coordenação nacional tem um significado duplo de inclusão.
“O público do programa tem uma trajetória de evasão, mas o esforço desses jovens deficientes auditivos fez com que eles conseguissem se integrar, se comunicar e aprender interagindo com os demais alunos. Eles são um exemplo real de inclusão das pessoas com deficiência”, observa a coordenadora.
Em Sorriso, atualmente, 260 jovens freqüentam as aulas do ProJovem Urbano em três escolas municipais e uma estadual e, graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, os dois alunos contam com o auxílio e a atenção de uma intérprete.
“Ela trabalha com eles diariamente. Além das aulas normais eles também recebem aulas de Libras duas vezes por semana. O resultado tem sido bastante positivo para o aprendizado deles e também para os demais alunos, que vêem nos dois colegas referências positivas e de estímulo”, avalia a diretora executiva do pólo de Sinop e região, Rafaela Alves.
Segundo o assessor especial da Juventude da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Rafael Henrique Cruz Santos, o projeto está na fase das aulas práticas com ênfase na formação profissional e na participação cidadã.
Recentemente os estudantes apresentaram os planos de ação comunitária, com projetos de participação cidadã envolvendo a terceira idade, educação no trânsito, campanha contra a fome. Na etapa anterior, que correspondeu aos seis primeiros meses de aulas, foram trabalhados conteúdos da formação geral.
“Estamos felizes com o andamento do programa. Temos relatos de encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho em municípios como Cáceres, Barra do Garças e Juína; várias atividades que possibilitam o aprofundamento de conteúdos estão sendo preparadas, e, o mais importante, jovens que antes não tinham qualquer perspectiva de vida estão caminhando para concluir uma etapa importante dos estudos e abrir novos caminhos para o futuro”, avalia Rafael.