quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Acadêmicos de Zootecnia da UFMT se destacam a nível nacional em olimpíada

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A equipe Zuri, do Câmpus da UFMT Sinop, está na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Zootecnia, realizada pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) após ser campeã da etapa estadual. A competição valoriza os conhecimentos da área.

O professor do curso, Dalton Henrique Pereira, explicou que resultado positivo veio a partir de uma disputa online em que os alunos foram fundamentais na organização. “Nossos alunos se organizaram com duas equipes, uma com o professor Maicon Sbardella e outra comigo, a equipe Zuri. Passamos pela etapa estadual vencendo as equipes de Mato Grosso e estamos classificados para a etapa nacional. É muito bom para os alunos e para nós enquanto curso”, analisou

Segundo o professor, a participação na olimpíada permite avaliar o desempenho do curso a nível nacional. “Não há treinamento específico e não houve confecção de prova, nem pós-graduando envolvido. Os alunos se envolveram e fizeram. O resultado é inerente a cada aluno que se dedicou e ao que eles absorveram da universidade”, pontuou reforçando que trata-se do trabalho de ensino e pesquisa desenvolvido no Câmpus de Sinop.

Dalton lembra ainda que a equipe Zuri faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pecuária Integrada (GEPI), desenvolvidos no curso de Zootecnia. “A maior parte dos alunos é PIBIC e uma das participantes é monitora, enquanto os demais membros são do grupo GEPI. São alunos envolvidos diretamente com monitoria e grupos de estudo”, relatou. O professor relatou que esta participação mostra resultados importantes para a UFMT a nível nacional. “É a segunda vez que se destaca a nível nacional em termos de Zootecnia. A gente espera por ser premiado e mostrar o trabalho da universidade e do curso específico com o sucesso dos grupos de estudo e a pesquisa que estamos fazendo”, acrescentou.

Em 2019 foram 55 alunos do curso de Zootecnia inscritos em 11 equipes que competiram na etapa local. “Destas tivemos uma equipe que foi para a etapa estadual e foi para a etapa nacional”, contou o professor Maicon Sbardella que a equipe não pode participar da etapa nacional por questões orçamentárias.

A Olimpíada Brasileira de Zootecnia está sob realização da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e a coordenação da professora do curso de Zootecnia no câmpus de Sinop da UFMT, Rosemary Galati. “Os competidores se inscrevem em duas modalidades sendo a equipe e individual. Não há limite de equipes ou competidores individuais por escola de Zootecnia”, disse a professora. “É interessante destacar que ao se inscrever como equipe, os membros realizam uma prova individual, e no segundo dia, a prova ocorre em equipe. Todos participam, se ajudam e desenvolvem a capacidade de trabalho conjunto”, enfatizou, acrescentando que a Olimpíada é uma oportunidade para o estudante perceber quais são seus potenciais e onde precisa investir mais.

A próxima edição da olimpíada já está em planejamento. A 3ª Olimpíada Brasileira vai ter chamada aberta em agosto com ações programadas para apoiar o crescimento do número de participantes, informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...

Professor da UFMT conquista ‘Summa Cum Laude’ após apresentar pesquisa na USP

O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato...
PUBLICIDADE