Economia

Trabalhador pode checar tempo de contribuição na Internet

O cálculo do tempo de contribuição para efeito de aposentadoria já pode ser feito via Internet. Para tal, basta acessar o site do Ministério da Previdência Social.

Após acessar o site, o segurado deve clicar no link “Trabalhador com Previdência”. Em seguida deve escolher o tópico “Calcule sua Aposentadoria”. Aparecerá a tela de Simulação da Contagem de Tempo de Contribuição, explicando sobre o serviço.

Para dar continuidade à operação, basta clicar em Contagem de Tempo de Contribuição. Para a simulação, é necessário que o trabalhador tenha em mãos o número de PIS ou Pasep.

Para a conclusão do serviço, o interessado deve preencher os campos pedidos, como nome e períodos de contribuição. Seguindo as orientações, o segurado concluirá a contagem do tempo, podendo fazer uma nova simulação, se assim desejar, apertando o botão Nova Consulta.

Esse e outros serviços, como atualização de endereço, requerimento para auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, estão disponíveis na web, para dar mais agilidade e conforto aos segurados da Previdência Social, evitando o deslocamento desnecessário até uma agência. O site do ministério é www.previdencia.gov.br.