segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Indústria é responsável pelo resultado na geração de empregos em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O setor industrial foi o maior responsável pelo saldo positivo de 4.131 postos de trabalho na geração de empregos formais (saldo entre admissões e demissões) no acumulado do ano de 2006 no Estado de Mato Grosso. Os dados foram apresentados hoje (07.02) pelo site do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, do Ministério de Trabalho e Emprego.

No ano passado, praticamente todos os segmentos da economia acumulam saldos positivos, liderados pela indústria de Transformação (que engloba vários setores, como Alimentos e Bebidas, Borracha, Metal-Mecânico, Madeira e Mobiliário, Têxtil e Vestuário, entre outros), com 3.962 vagas, o que representa 96% dos empregos gerados e recuperados no ano. Os segmentos que mais contribuíram para este crescimento do setor industrial foram Alimentos e Bebidas (+ 2.894) e Construção Civil (+525 postos).

A grande surpresa de 2006 veio do setor de base florestal (Madeireiro/Mobiliário), que respondeu em 2006 com saldo positivo de 616 postos de trabalho. “Conseguimos perceber com estes dados, que os segmento de base florestal começa a reagir, depois da crise que passou em 2005”, analisa o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso – FIEMT, Mauro Mendes.

O setor de serviço, registrou saldo positivo de 2.022 vagas formais e o comércio, mesmo com as demissões de dezembro, registrou saldo positivo de apenas 238 vagas. O setor agropecuário continua com saldo negativo entre admissões e demissões de 2.692 postos de trabalho. “No balanço geral, a indústria se destaca como a grande responsável pelo saldo positivo, ratificando a pesquisa realizada pelo IEL – MT em janeiro deste ano com o segmento industrial, onde mostra números promissores para 2007”, avalia.

Se compararmos os dados de 2006 com 2005, percebe-se uma melhora considerável na performance do Estado na geração de empregos, em relação às demissões. Em 2005, Mato Grosso finalizou o ano com saldo negativo de 5.777 postos. Mesmo assim, o Estado ainda não está com o desempenho de 2004, quando cresceu mais de 10% no PIB (Produto Interno Bruto), resultando na geração de um saldo positivo de 27.768 vagas, confirmando a interlocução entre o aumento do PIB e aumento dos empregos formais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE