terça-feira, 19/março/2024
PUBLICIDADE

Entidades do comércio entregam a governador propostas para alavancar economia de MT sem aumentar impostos

PUBLICIDADE
Só Notícias

Ogovernador Mauro Mendes (DEM) e o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Camargo, se reuniram, ontem, no Palácio Paiaguás, com dirigentes de entidades ligadas ao comércio que propuseram medidas de expansão econômica como alternativa para alavancar a arrecadação do Estado sem aumentar a carga tributária. A proposta foi elaborado pela equipe econômica-tributária das entidades e confirma que o aumento de impostos amplia a crise pois as empresas do comércio local “sofrerão ainda mais com a concorrência provocada pelo uso crescente do comércio eletrônico, além da concorrência com Estados vizinhos, que têm menor carga tributária”.

O documento reforça ainda a imprescindível manutenção da carga tributária, inclusa nas disposições da lei complementar 160/2017 e convênios 190/2018 e suas alterações, que deverá ocorrer até o dia 31 de julho de 2019. O líder do Governo, deputado Dilmar Dal Bosco, informou que o governo pretende encaminhar até a próxima semana, o texto que trata do assunto, para ser discutido na Assembleia, antes do recesso de julho. As entidades expuseram  que “a  não manutenção da carga tributária atual do ICMS, acentuará a forma predatória da guerra fiscal, através de benefícios que continuam largamente sendo oferecidos por outros Estados”.

A proposta ressalta também a importância do comércio para a economia e a empregabilidade no Estado, além de ser o principal arrecadador da principal fonte de recursos do governo estadual – o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). O setor do comércio, sozinho, representou 66% da fonte de receita do estado, que somou mais de 6,7 bilhões de reais em 2018, informa a assessoria.

Para a Fecomércio-MT, a proposta das entidades visa estimular o aumento da arrecadação estadual, sem onerar a população, que é quem paga a conta do aumento de impostos. “O principal personagem que é penalizado com o aumento da carga tributária é o cidadão, que paga mais impostos. O empresário é, apenas, um mero repassador desses impostos ao governo”.

A proposta também aborda a grande diferença da alíquota cobrada para empresas inclusas no Simples Nacional, em relação aos demais regimes de tributação do ICMS no estado. Por exemplo, a carga tributária média de ICMS de uma empresa no Simples é de 7,5% e salta para uma tributação média de 19% no regime normal, o que, na prática, gera desestímulo no empresariado e influenciando no progresso das empresas e, por conseguinte, na arrecadação do Estado.

Mauro Mendes tratou das propostas com presidentes e diretores da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Associação Matogrossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop registra mais de 550 aberturas de empresas

Sinop ganhou 555 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Levantamento registra queda no preço médio de combustíveis em Sinop

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Lucas do Rio Verde avança em negociações no exterior e acumula R$ 565 milhões

As indústrias em Lucas do Rio Verde exportaram 3,1%...
PUBLICIDADE