O dólar teve uma leve alta nesta quinta-feira, em dia de poucas transações por causa do feriado na cidade de São Paulo.
A moeda norte-americana encerrou os negócios vendida a R$ 2,134, com valorização de 0,23%.
Com o principal centro financeiro do país parado por conta do aniversário da cidade de São Paulo, o mercado de câmbio registrou um volume fraco de negócios, e a cotação reagiu conforme o fluxo de transações.
“Praticamente sem liquidez, pouquíssimo volume”, disse Jorge Knauer, gerente de câmbio do Banco Prosper, no Rio de Janeiro.
Ele acrescentou que o feriado municipal interferiu nos negócios em todo o país. “Mesmo os grandes clientes que não estão instalados em São Paulo evitam esses dias por conta da baixa liquidez e a possibilidade de obter uma taxa ruim”, explicou.
Com o mercado funcionando parcialmente, teve pouca repercussão a decisão do Comitê de Política Monetária de reduzir a taxa de juro em 0,25 ponto percentual para 13% ao ano, anunciada na véspera. “É preciso ter o mercado inteiro trabalhando para saber exatamente quais seriam os movimentos dos traders e da bolsa”, disse Knauer.
No entanto, ele ressalvou que “o mercado já esperava o corte de 0,25 ponto percentual. Então, na teoria, você não tem que ter um movimento muito forte de desmontagem de posição”.
Em meio às condições atípicas, o Banco Central interrompeu a série de leilões de compra de dólar que vinham sendo realizados ininterruptamente desde o início de setembro.
O BC vem comprando dólares no mercado com a justificativa de recompor as reservas internacionais do Brasil. Na quarta-feira, elas estavam em US$ 89,73 bilhões, recorde histórico.