Economia

Consumo de etanol em Mato Grosso cresce 28%

O consumo de etanol no Estado cresceu 28,6%, de janeiro a setembro, e faz frente ao consumo da gasolina que registra queda de 17,4%. De etanol foram 603,3 milhões de litros vendidos (ano passado 469,2 milhões de litros no mesmo período). Já as vendas de gasolina caíram de 480 milhões de litros, em 2017, para 396,7 milhões de litros este ano. Os dados são do Sindipetróleo- Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo em Mato Grosso.

O diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares Junior, avaliou que os resultados de Mato Grosso se devem ao preço mais competitivo do etanol. Apesar das recentes reduções nos preços da gasolina pela Petrobras, Soares acredita que o consumidor que possui veículo com motor flex manteve a preferência pelo derivado da cana-de-açúcar e de milho. Já com relação ao diesel, ele destaca que o crescimento é garantido pela agricultura pujante.

Na soma da comercialização dos dois produtos, no mesmo período, o desempenho é positivo com  5,3% de crescimento. Foram comercializados 1 bilhão de litros neste ano e, em 2017,  no mesmo período, 949,3 milhões. Também houve crescimento também no comércio de óleo diesel. No acumulado do ano, foram comercializados 2,1 bilhões de litros e em 2017 2 bilhões, informa a assessoria do sindicato.

 

Só Notícias/David Murba (foto: assessoria/arquivo)