Celulares e pendrives apreendidos durante uma operação em Sorriso ajudaram a Polícia Civil a identificar a participação de uma mulher, de 45 anos, em crimes envolvendo produção, armazenamento e disponibilização de material pornográfico infantil. Ela foi presa hoje, em Guarapari (ES). Segundo a delegada Layssa Crisóstomo de Paula Leal, os investigadores encontraram conteúdos envolvendo crianças durante a análise dos dispositivos apreendidos. As mensagens, conforme a investigação, chegaram a ser apagadas pelos envolvidos, mas foram recuperadas pelos policiais.
“Nós apreendemos pendrives, celulares, e fazendo análise de todo esse material, nós constatamos que havia o conteúdo de produção de cenas envolvendo crianças, cenas pornográficas envolvendo crianças, e essas mensagens, houve a tentativa de que elas fossem deletadas, eles deletaram essas mensagens, mas, felizmente, nós conseguimos concluir a participação dela nos crimes”, explicou.
A investigação começou em junho e já havia resultado na prisão do marido da suspeita, no dia 15 de julho, além de outra prisão em 29 de junho, da babá da família. A delegada explicou que, inicialmente, a mulher estava submetida a medidas cautelares porque os elementos contra ela ainda eram considerados insuficientes. “Os fatos estão interligados entre si, quando foi dado cumprimento de prisão do marido, foi determinado pelos juízes algumas medidas cautelares. Porém, naquele momento, alguns elementos de prova ainda eram muito frágeis. Nós continuamos investigando, aprofundamos as investigações e agora nós tivemos certeza de que ela está envolvida nos crimes, foi indiciada pelos crimes de produção, armazenamento e disponibilização de conteúdo pornográfico infantil”.
O inquérito foi concluído na última sexta-feira e encaminhado ao Poder Judiciário, acompanhado da representação pela prisão preventiva da investigada. Após a ordem judicial, os policiais de Sorriso identificaram que ela estava em Guarapari, onde viajava com o filho, e solicitaram apoio da polícia capixaba.
A delegada esclareceu que, apesar de estar submetida a medidas cautelares, a mulher não tinha restrição para viajar. “Ela não tinha uma proibição de viagem, isso é importante falar, ela estava sob medida cautelar, mas não era proibida a viagem, mas eu não sei em que contexto foi essa viagem. De fato, ela viajou e estava com o filho lá em Guarapari, no Espírito Santo”.
No momento da prisão, conforme a delegada, a mulher não apresentou explicações à equipe policial. “Eles falaram que ela ficou um pouco assustada, mas que ela sabia o motivo da prisão.” A suspeita deverá ser recambiada para Sorriso, onde ficará à disposição da Justiça.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


