Está sendo concluída, em 24 dos 68 setores, a contagem populacional. Até o momento, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram contabilizados 30 mil habitantes no município. A projeção da prefeitura é que alcance 60 mil habitantes. Na última contagem feita pelo instituto, em 2000, Alta Floresta apareceu com 46 mil. No ano passado a estimativa foi de 47,2 mil.
Os trabalhos devem encerrar até o final do mês. A prefeitura solicitou que os moradores atendam os recenseadores e possibilitem assim que os números sejam alcançados. Pelos dados do censo são definidos os repasses do Governo Federal aos municípios.
O IBGE também está tomando algumas medidas para localizar moradores que estavam ausentes durante as visitas dos agentes. “Nós estamos intensificando os trabalhos e retornando nos endereços em que as casas estavam vagas para comprovar se realmente estão desocupadas”, completou. “Foi constatado em algumas regiões que houve uma evasão muito grande”, disse o chefe regional do IBGE, Remildo Souza.