PUBLICIDADE

Anomalia em lavouras de soja preocupa agricultores de Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias)

Uma nova anomalia que está apodrecendo os grãos da soja está tirando o sono dos produtores de Sorriso, campeão nacional na produção da oleaginosa. Especialistas ainda estão pesquisando a nova doença e não há fungicida específico para combatê-la. A produção mais afetada é nas áreas onde há irrigação. O Sindicato Rural orienta aos produtores que perceberam as características nos grãos da sua propriedade, que faça a imediata comunicação.

“Está aparecendo uma anomalia nova na soja, fui nas áreas de alguns produtores, não sabemos o que é. Está apodrecendo o grão da soja, especialmente nas aéreas irrigadas. A gente achava que era uma variedade de soja só, mas não é. Está aparecendo em três, quatro variedades. É um negócio muito pontual e está se expandindo. O produtor tem que ficar atendo se tiver relato na sua propriedade, avise e informe. Os agrônomos que estão no campo vão ficar atento. Não tem o que fazer, não tem fungicida. Existem manejos que estamos estudando para diminuir o problema”, explicou o presidente do Sindicato Rural Silvano Filipetto.

Essa não é a única preocupação do sindicato. Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, com a falta de chuvas, algumas áreas agrícolas já têm indicação de quebra de safra e de produtividade de cinco a dez sacas de soja a menos, em relação ao ano passado, devido à crise hídrica. Este é o período de enchimento de grãos e é um dos mais sensíveis em relação a déficit hídrico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE