PUBLICIDADE

Presidente do Sindicato Rural aponta que setor começa contabilizar perdas por falta de chuva em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

Com a falta de chuvas, algumas áreas agrícolas já têm indicação de quebra de safra e de produtividade de cinco a dez sacas de soja a menos, em relação ao ano passado, devido à crise hídrica, segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Filipetto. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, o preço da saca com cotação de ontem, na capital do Agronegócio é R$ 142,25, com variação de 0,18%.

“Em relação ao ano passado, as áreas de pivô (central de irrigação) que o pessoal está colhendo é de cerca de 5 a 10 sacas a menos. Mesmo na érea irrigada, a falta de chuva foi muito grande. O pivô não dá conta de molhar aquilo que a planta precisa. Há relatos de falta de chuva desde dezembro. Tem áreas que estão há 15 dias, sem chuva, há oito dias”, expôs o presidente.

Este é o período de enchimento de grãos e é um dos mais sensíveis em relação a déficit hídrico. Segundo a Embrapa, no período entre o florescimento e o completo enchimento de grãos, que dura de 30 a 60 dias, dependendo da variedade, a necessidade de água diária das plantas de soja é de 7 a 8 mm/dia.

“Em pleno enchimento que é a fase mais importante. Se pegar 10 dias precisamos de uma chuva de 80 milímetros para essa soja e não está tendo. Tem relatos de áreas sentindo bastante. Estamos preocupados e acreditamos em perdas. Não tem o que fazer, falta de água ou excesso, o produtor não tem o que fazer”, relatou o presidente”.

Ainda de acordo com o Filipetto, “o que nós, como produtores, fazemos é tentar fazer um perfil de solo melhor, mais palhada para quando venha essa seca o solo esteja preparado para reter mais água, na hora da chuva. As áreas irrigadas já estão sendo colhidas e a de seca lá pelo dia 20”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE