Agronotícias

Abate de bovinos aumenta em Mato Grosso e Imea prevê percentual elevado em novembro

O abate de bovinos registrou um aumento em Mato Grosso no último mês. Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o crescimento foi de 18% em outubro, no comparativo com o mês anterior (setembro), totalizando 379,42 mil cabeças abatidas.

Conforme o instituto, o resultado impactou na utilização real dos frigoríficos. Desta forma, a capacidade que de fato foi utilizada durante o mês de outubro alcançou o patamar de 67,51% no período, um acréscimo de 7 pontos percentuais (p.p.) ante o mês anterior. Além disso, a utilização total e em operação também registraram acréscimos de 7,07 p.p. e de 0,21 p.p., respectivamente, no mesmo comparativo, ficando na média de 46,40% e 50,06%, na mesma ordem.

Segundo o Imea, o número de frigoríficos operando no estado subiu para 90,00%, o que impactou diretamente nesse resultado. “Por fim, para novembro é esperado que a utilização se mantenha em percentual elevado, uma vez que a demanda tende a ser mais aquecida e a oferta de animais confinados é maior”, concluiu o instituto.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)