PUBLICIDADE

Ministra do STF nega recurso e manda prefeito seguir decreto estadual em Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital (foto: assessoria)

A ministra do Supremo Tribunal Federal Carmén Lúcia determinou que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), siga o decreto de enfrentamento à covid-19 editado pelo governador Mauro Mendes (DEM). O posicionamento da ministra pelo não seguimento da ação pleiteada pelo prefeito foi divulgado no portal do STF nesta segunda-feira (15), mas ainda não há detalhes sobre o voto de Carmén Lúcia. 

Conforme noticiado pelo portal, Emanuel recorreu ao Supremo no último dia 4. A ação interposta pelo chefe do Executivo municipal foi apresentada à instância superior após decisão do desembargador Orlando Perri que suspendeu trecho do decreto de Cuiabá e deu manutenção à normativa estadual.

À época, a disputa entre decretos, no qual o do Estado apresentou medidas mais rígidas em relação ao municipal, gerou confusão para a população. Isso ocorreu porque diversas medidas previstas nas normativas eram conflitantes entre si. Diante do desencontro de determinações, a Justiça de Mato Grosso determinou que medidas mais flexíveis previstas no decreto municipal fossem suspensas, mantendo assim a vigência das determinações da normativa estadual.

Na época do decreto assinado por Pinheiro, Mendes emitiu uma nota lamentando “a forma como a prefeitura de Cuiabá politiza e trata a situação da covid-19”. Na nota, o governo do Estado acusou o prefeito da capital de cometer “erros”, além de mostrar “despreparo” e “irresponsabilidade”. A avaliação do governador é de que a forma como Emanuel tem conduzido a pandemia na capital “poderá provocar a morte de muitos cuiabanos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE