sábado, 18/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinop ganhou mais de duas mil novas empresas em 2019

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Mauricio Vitorino/MB)

A economia da maior cidade do Nortão se fortaleceu, ano passado, com considerável número de novas empresas iniciando suas atividades. Foram 2.309 empreendimentos de grande, médio e pequeno portes. O aumento é de 90,82% em comparação com com 2018, quando 1.210 estabelecimentos abriram as portas.

Do total, o setor de prestação de serviços representa 54,1% dos novos negócios, com 1.251 empresas. O comércio corresponde a mais de 28%, totalizando 647 alvarás emitidos.

O levantamento obtido por Só Notícias, junto ao Departamento de Cadastro Técnico da prefeitura, aponta ainda que o setor que engloba “empresas” representa 238 estabelecimentos variados – 10,30% dos novos alvarás.

Os dados ainda apontam 49 emissões de alvarás para atividades de profissionais liberais. 47 aberturas no segmento de profissionais autônomos. Ambulantes correspondem a 10 novos alvarás.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Klayton Gonçalves, esse número mostra o quanto “o município está bem”. “Sinop tem se destacado muito nesse aspecto de criação de empresas. É um número extremamente positivo, e automaticamente gera um saldo bom de empregos, isso faz com que o município cresça nos rankings e se destaque sempre mais”, analisou.

O presidente avaliou que a ‘liderança’ do setor de serviços em novos negócios “mostra o quanto Sinop é atraente para esse setor e, consequentemente,  torna a cidade esse polo que é. Muitos desses prestadores de serviço vem atraídos por essas indústrias que aqui chegam, então cria-se uma cadeia produtiva”.

Por outro lado, foram 67 que encerraram suas atividades ano passado em Sinop.

Conforme Só Notícias já informou, Sinop também está entre os principais geradores de empregos formais (com carteiras assinadas) em 2019. Foram 2,7 mil empregos a mais, superando Sorriso que teve 2,5 mil, Várzea Grande com 2.040,Lucas do Rio Verde com 1.532, Cuiabá 1,3 mil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Professores da UFMT entram em greve por tempo indeterminado

Em assembleia geral da Adufmat-Ssind, realizada hoje, os docentes...

Carreta atinge utilitário na BR-163 em Sinop e motorista fica ferido

O acidente ocorreu no final da tarde, na região...

Mato Grosso tem menor taxa de desemprego do país, segundo IBGE

Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego do...
PUBLICIDADE