PUBLICIDADE

Conselho autoriza prorrogar parcelas de crédito para produtores pagarem custeio do arroz

PUBLICIDADE
Agência Brasil (foto: arquivo/assessoria)

O Conselho Monetário Nacional (CMN), em reunião extraordinária realizada hoje (14), autorizou a prorrogação das parcelas das operações de crédito rural de custeio da cultura do arroz. Segundo o Ministério da Economia, a medida vai permitir que produtores comercializem a safra de 2018/2019 em melhores condições. Com a decisão, as instituições financeiras podem prorrogar o vencimento das parcelas de crédito rural de custeio da cultura, vencidas ou vincendas em julho e agosto de 2019, contratadas no ano agrícola 2018/2019.

As parcelas objeto da prorrogação devem ser atualizadas pelos encargos contratuais e o pagamento poderá ser efetuado em até 3 parcelas mensais e consecutivas, com o vencimento da primeira em outubro de 2019.

Segundo o Ministério da Economia, a relação entre os custos variáveis de produção e o preço médio no Rio Grande do Sul (principal produtor de arroz do país) aumentou 25% entre as safras de 2012/13 a 2016/17 e as safras de 2017/18 a 2018/19. “Essa evolução do custo indica compressão das margens dos produtores de arroz, o que compromete a capacidade de pagamento dos financiamentos, particularmente das operações de custeio contratadas a partir do ano agrícola 2018/2019”, diz o ministério, em nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE