segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Guarantã do Norte supera metas da educação básica para 2021

PUBLICIDADE

Guarantã do Norte superou as metas propostas para a educação no município até, pelo menos, 2021. Os dados são do Ministério da Educação e fazem parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última semana. 

Do 4º ao 5º anos, a cidade ficou dois pontos acima da média proposta pelo ministério, que era de 4,0 pontos, e teve média de 6,0 – alta de 1,1 ponto em relação ao último levantamento feito em 2011. Além disso, o município atingiu as metas propostas até 2021. 

Desde o primeiro levantamento, em 2005, Guarantã mais que dobrou sua nota, saltando de 2,8 para os atuais 6,0. Todas as escolas nesta faixa de ensino, que fizeram a prova para obter a média (duas não realizaram), atingiram as notas propostas. A Escola Estrelinha do Norte ficou com uma das maiores médias do Estado – 6,8.
Do 8º ao 9º anos, a média alcançada foi de 5,2, frente a uma meta de 4,1, passando de 4,7 em 2011 e de 3,0 em 2005. Nesta faixa, o município atingiu as metas até 2019. Três escolas atingiram a média, uma não e duas não realizaram a prova.

Desde que o Ideb foi criado, o município nunca ficou abaixo das notas propostas pelo ministério e seguiu aumentando suas médias. 

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 2005 e teve suas primeiras avaliações publicas em 2007. O índice leva em consideração o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para Estados e país, e a Prova Brasil para os municípios.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE