segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: entidades cobram durante debate no MP medidas para proteção de animais

PUBLICIDADE

Cadastramento de animais, campanhas de adoção, disponibilização de um número telefônico para denúncias de maus tratos, campanha “posse responsável”, castração e a disponibilização de um local para tratamento gratuito de animais doentes foram algumas das medidas sugeridas durante audiência pública que discutiu a situação dos animais domésticos abandonados no perímetro urbano da capital. O evento, promovido pelo Ministério Público do Estado, foi esta tarde, com a participação de representantes de várias entidades que atuam na proteção dos animais, Centro de Zoonoses, Universidade Federal de Mato Grosso, clínicas veterinárias, dentre outras. “O objetivo é identificar a real situação desses animais e identificar o que poderá ser feito. Queremos ouvir a sociedade, sobre o que ela pensa em relação a essa problemática”, ressaltou a promotora que atua na Defesa do Meio Ambiente, Ana Luíza Ávila Peterlini Souza.

Ela apontou que Cuiabá não tem política voltada à proteção dos animais. A participação do poder público se resume ao Centro de Zoonose que, inclusive, foi duramente criticado pelos ativistas, durante a audiência. Eles reivindicaram o fechamento sob o argumento de que o setor estaria funcionando como um “centro de extermínio” de animais.

A coordenadora do Centro de Zoonoses, Alessandra da Costa Carvalho, negou que o local esteja sendo utilizado para matança. Admitiu, no entanto, que são feitas eutanásias, mas somente nos casos indicados pelo Ministério de Saúde. “Temos enfrentado dificuldades financeiras, mas desempenhamos o nosso trabalho da melhor forma possível. Além da prevenção e controle de doenças, também desenvolvemos um trabalho voltado à adoção de animais”, disse.

De acordo com a presidente da Associação Mato-grossense Voz Animal (AVA), Maria das Dores Gonçalves da Silva, em 2010 houve várias reuniões com representantes do Poder Executivo visando a elaboração de um projeto de lei para alteração do controle de zoonoses. “Este projeto, que traria grandes benefícios à proteção dos animais, não foi adiante. O município não tem demonstrado qualquer interesse em relação ao assunto e também não possui pol´tiica pública alguma voltada para a saúde e bem estar do animal”, reclamou.

Com base nas informações colhidas no decorrer do procedimento investigatório e durante a audiência pública, a promotoria de justiça decidirá quais serão as medidas cabíveis.

A informação é da assessoria do MP.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Corpo é encontrado em rio no Nortão

O corpo de um homem foi avistado por pescadores,...

Lucas do Rio Verde vai melhorar iluminação em bairro

A prefeitura definiu a abertura de processo licitatório, dia...

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...
PUBLICIDADE